sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

"XIXÕES" DO CARNAVAL




"XIXÕES"  DO CARNAVAL
Ysolda Cabral
 
 
Sol das seis da manhã a pino. Um calor de tirar qualquer um do sério, numa sexta-feira que me parecia sem grandes perspectivas até que, comecei a observar por onde passava. Notei algumas varandas dos apartamentos de muitos prédios, alegremente decoradas para o Carnaval. Nunca tinha visto isso antes! Para o Natal e o São João, é normal, mas para a festa do Momo? A não ser que eu não tenha nunca prestado atenção. É! Pode ser sim! Sou péssima observadora. Sou mais ligada nas coisas da Natureza de Deus. A dos homens, sempre me surpreende e me deixa muitas vezes triste e perplexa, com a sensação de ser uma "estranha no ninho."
 
Mas, o fato é que está chegando o Carnaval e eu mais uma vez terei uma vontade louca de cair na folia e cairei é na cama com um bom livro para ler, ou com uma caixinha de lenço de papel, para secar as lágrimas de frustração. Sempre foi assim! Se brinquei o Carnaval alguma vez, nem lembro! Todo o ano eu me prometo ir olhar, pelo menos, e não arredo pé de casa. Também, às vezes que fui só tive raiva e medo!
 
Uma ocasião, no Bloco do Galo da Madrugada, quase morri sufocada e até hoje fico sem ar só de olhar o desfile pela televisão! Logo, a frustração já começa de agora, mas a decisão é de não participar dessa festa bonita e sedutora, contudo louca, violenta e traiçoeira. Sem falar no fedor de sangue, cerveja, suor e xixi que ficam impregnados pelas ruas e avenidas da cidade e por  longo tempo.

Ah! E por falar nisso; ontem, no Jornal local, das 19h, trouxe a notícia de que a Prefeitura da Cidade do Recife adquiriu mais banheiros químicos para serem distribuídos nos Pólos da Folia. E disse ainda que, quem fizer xixi nas ruas será preso.

Será que nos preparativos para a Copa, aproveitaram para construírem um presídio exclusivo para os '"xixões" do Carnaval?

Ah, Então é por isso às obras da Rua Antonio Falcão, não acabam nunca! 
 
Recanto das Letras 
Em 21/02/2014
Código do texto: T4700197
Classificação de conteúdo: seguro