quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

MAIS UM ENCRENQUEIRO NO PEDAÇO ( CRÔNICA)




Imagem Google


MAIS UM ENCRENQUEIRO NO PEDAÇO
Ysolda Cabral 



Acho que estou ficando velha, louca e muito encrenqueira, ou não. Mas, o fato é que estou perdendo a paciência com muita facilidade. A bem da verdade, nunca fui muito chegada a essa qualidade. Mas, vamos e convenhamos! Hoje em dia a gente é obrigado a ver e escutar cada uma! Ler, já não digo, pois lê quem quer. - Eu não leio porcaria!

Sou do tempo que existiam boas maneiras e a educação doméstica funcionava que era uma beleza! Por exemplo: nunca vi meu pai sentar à mesa sem camisa, ou receber alguém em nossa casa assim. Hoje é muito comum você se deparar, nas redes sociais, principalmente, com fotos de homens de meia idade de peito nu - e nem cuidados e/ou ''sarados'' são.E, mesmo que fossem! Eu acho muito constrangedor. - Que falta de bom gosto, de compostura! Alguns até se deixam fotografar na companhia das esposas maquiadas e muito bem-vestidas. - Verdadeiro disparate! Entretanto, como cada um é cada um, e eu não tendo nada com isso; sigo em frente perfil afora.

O fato é que, de uns tempos para cá, eu ando é mais seletiva nas minhas amizades e um pouco mais observadora. Se não tiver educação, respeito e boas maneiras não serve para ser meu amigo, ou amiga. É por isso que cada dia me isolo mais. Ando muito decepcionada com as pessoas. Até com o meu amigo Sibite! - Pois não é que o flagrei encrencando com um falcão só por que o coitado pousou no parapeito do prédio vizinho! … Foi assim: eu estava colocando a roupa no varal – odeio fazer isso – quando, pelo janelão da área de serviço do meu apartamento, vi o falcão no alto do prédio vizinho pousado, descansando sem incomodar ninguém. Estava lá tranquilo, apreciando o Mar e as redondezas, quando Sibite partiu para o ataque. - Coisa mais inexplicável!

Fiquei triste, muito triste! Jamais pensei que Sibite pudesse ser tão encrenqueiro e tão agressivo. - Ora, se nem tamanho tem! Perdi a paciência e dei-lhe um grito. Ele sibilou bem junto a mim, e, se eu não fosse tão rápida, creio que teria me levado algum pedaço.

- Que tempos são esses que até os passarinhos estão perdendo o bom senso, a candura; ou seria a compostura?!

- Eu heim, que coisa! 

**********

Praia de Candeias-PE
Apenas Ysolda
Uma pessoa que chora e ri de alegria,
tristeza, ou saudade sem pudor.


Código do texto: T6236243 
Classificação de conteúdo: seguro