quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

SOU MESMO GENIAL




Imagem coletado do Google 


SOU MESMO GENIAL
Ysolda Cabral 



Não lembro de um verão tão quente como o deste ano e em toda Região Metropolitana do Recife. Chegar em casa, após seis horas corridas de trabalho, tendo que enfrentar um trânsito congestionado, todo santo dia, - nos últimos dias agravados por protestos de profissionais da área da saúde que o Governo do Estado entendeu que devem trabalhar sem receber os seus salários, não tem sido nada fácil.

Ontem cheguei em casa tão esbaforida, tão acalorada que só pensava em uma ducha fria e depois me esbaldar numa taça de sorvete bem generosa. Sorvete feito por mim, claro! Não gosto desses sorvetes industrializados que vendem por aí e com preços exorbitantes. Bem, após me refrescar numa abençoada ducha, constatei que o sorvete havia acabado. Resolvi fazer. Demoraria um pouquinho a ficar pronto, mas tudo bem.

Peguei duas mangas-rosa, descasquei e, ao tentar parti-las em pedacinhos, para levar ao liquidificador, não consegui de tão maduras que estavam. - Eu precisava da polpa, bem liquidificada, para passar na peneira e só depois levá-la de volta ao liquidificador e adicionar leite moça, o creme de leite e outras coisinhas mais. E agora como eu iria conseguir fazer isso? Daí pensei: ora, se a mangaba, o cajá e até a pinha a gente coloca no liquidificador, aciona o botão de impulso e consegue a polpa num piscar; por que não a manga, se o seu caroço é só um pouco maior? - Bem, na verdade é muito maior, né Ysolda? - Cuidado, me avisou a prudência, ou foi um resquício de inteligência?

Não quis nem saber! Eu queria sorvete de manga e ia ter de qualquer maneira. Ajeitei, no copo do liquidificador as duas mangas, coloquei meio copo de leite, liguei o botão e... Consegui!!! Porém, o liquidificador perdeu todos os ''dentinhos'' - eu nem sabia que existiam! - E não falo das hélices! - Chamei de dentinhos aquelas peças que ficam por baixo do copo e que proporcionam o encaixe perfeito para que o bicho funcione. - Pois é! Voaram todas... Mas, se não tivessem voado, eu não teria me achado doida e nem burra. Teria me achado genial. Entretanto, a bem da verdade, pensando melhor, não sei se não posso me achar genial... Afinal consegui a polpa, a um custo bem alto, é verdade - me custou um liquifificador, que foi direto para a lixeira, junto com o que sobrou dos caroços da manga. E, graças ao reserva, consegui terminar o sorvete que ficou uma delícia.

- Eu lá tenho culpa se aqueles dentinhos estavam mais pra protése dentária ou coroas?!

**********

Praia de Candeias-PE
13.12.2018
Apenas Ysolda 
Uma pessoa que chora e ri de alegria,
tristeza, ou saudade sem pudor. 



Código do texto: T6526009 
Classificação de conteúdo: seguro