segunda-feira, 11 de maio de 2015

TEXTO DESCLASSIFICADO ( SERIA CRÔNICA?)




TEXTO DESCLASSIFICADO
Ysolda Cabral



Pense, reflita, pense novamente e veja que a situação não está fácil. Mas, pensando bem, pensando novamente, refletindo com seriedade e responsabilidade; quando foi que a situação esteve fácil? Pare tudo e pense, analise criteriosamente, e se responda: do que você está falando? - Esse você, por mero acaso, sou eu, ou esse você é você , mesmo sem saber pensar, se analisar, refletir sobre coisa alguma, e, consequentemente não sabe responder, ou se vai responder?

- Nossa, que coisa cansativa é ter que refletir! E sem filosofar é quase impossível!... Bom, preciso de alguma árvore frondosa. Dizem que não há melhor lugar para pensar, analisar, refletir e até rezar do que debaixo de uma árvore frondosa... 

As que vejo estão bem às margens de um canal extremamente feio e fétido. Não dá para encarar uma reflexão interior do meu eu mais profundo (ou seria do seu? ) sentindo aquele odor, por mais frondosa que a árvore seja, mesmo considerando a urgência da análise. Bom, pense em outro lugar! - Pensar em outro lugar? É muita coisa pra pensar!

- Porque tudo eu?!

Então, a situação a ser analisada, pensada e refletida é sobre um lugar determinado? - Que lugar?! 

- Olhe o foco! Olhe o foco. Não podemos fugir do foco.

- Foco? Ah, o foco da dengue? Então é essa a situação a ser pensada, analisada, refletida?... 

- Claro que não é o foco da dengue! Mas, pensando bem, até que não deixa de ser, também.... É questão de saúde, moradia, segurança, educação; questão de cidadania, harmonia...

- Olha a ironia!...

Voltemos ao ponto de início deste texto desclassificado, por questões óbvias, pois é o que interessa neste momento! - Vamos! Força... 

- Força? Cadê a minha força? Cadê a minha coragem e determinação?

Conclusão: a situação é de calamidade e de medo absoluto, assolando todo mundo. 

- Todo mundo? Todo mundo mesmo?!

- Bem, pensando bem...

- Que decepção! Eu me acreditava tão valente, tão corajosa, e agora me recuso até a encarar uma análise de mim mesma, por puro medo?!

Então, pensando bem, analisando bem e refletindo com clareza o foco deste texto, desclassificado, é inerente ao medo: o meu medo de me aceitar e/ou me entender medrosa.

- Que coisa!

**********

Recife/PE
Apenas Ysolda
Em 11.05.2015


____________________

* Desafiaram-me a escrever um texto prolixo e aí deu nisso! Se não ficou bom, pelo menos eu me deiverti escrevendo a abrobrinha em tela. 
____________________


pro·li·xo |cs|
(latim prolixus, -a, -um, alongado)
adjetivo
1. Que usa demasiadas palavras (ex.: autora prolixa). = DIFUSO, PALAVROSO, VERBOSO ≠ CONCISO, RESUMIDO, SINTÉTICO
2. Excessivamente longo (ex.: discurso prolixo). ≠ BREVE, CURTO
3. Que cansa ou entedia (ex.: a peça era longa e prolixa). = ENFADONHO, FASTIDIOSO
Sinônimo Geral: PROLUXO
"prolixo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,http://www.priberam.pt/DLPO/prolixo [consultado em 11-05-2015].

____________________

* * Na foto ilustração: a moça de tanto pensar e refletir, será que fundiu a cuca? Hahahahahahaha


Código do texto: T5238136 
Classificação de conteúdo: seguro