segunda-feira, 3 de agosto de 2015

PISCADELAS E CARETAS



PISCADELAS E CARETAS
Ysolda Cabral 



Três de Agosto, segunda-feira. O dia amanheceu lindo, lindo, e comigo bem disposta. Depois de uma boa noite de sono, estava pronta para começar a semana com disposição e alegria. 

Ah, como a vida é linda! Como o Mar está calmo e como o Vento é afoito e animado! Brinca com as ondas e elas rolam de rir pelas areias de Candeias, somente para lhes fazer festa. E o Mar nem se importa!

Corro para o banho, me arrumo e me aprumo. Vou até a cozinha e me alimento de alguma bobagem – adoro comer bobagem, principalmente de manhã, quando tenho o dia inteirinho para comer mais.

Resolvo deixar o carro na garagem e ir pra o trabalho de ônibus. Vou para a Parada e ao chegar lá, já encontro muita gente. Não estranho! Fico por ali, olhando os passarinhos, que saltitam nas árvores de folhagens que nos dão uma sombra gostosa.

Aproveito para fazer algumas orações especiais - papai sempre disse que conversando com Deus, debaixo de uma árvore, Ele escuta mais rápido. Nunca perguntei a razão...

Começo as orações, mas divago lembrando da história Bíblica de Jonas. E sorrio baixinho, ao imaginá-lo dentro da barriga do peixe, enquanto a gente desfruta da sombra que ele tanto gostava...

De repente, volto à realidade ao escutar alguém dizer que os ônibus haviam entrado em greve, novamente. - Nossa, logo hoje que as escolas estão de volta às aulas?!

Corro para casa, pego o carro - ainda sem o CRVL 2015 - e lá vamos nós! Na primeira esquina já deu para perceber o trânsito como estava lento. - Tudo bem, não vou me agoniar e nem perder o meu bom humor!

Ligo o rádio e escuto a linda voz do Zeca Baleiro a cantar uma bela canção - que eu já conhecia, porém nunca me detive para prestar atenção à sua letra. Pronto! Chegou o momento. Era, simplesmente, deprimente e de muito mau gosto. No final, o locutor falou o título da canção: '' Garoto de Aluguel'‘. Não era pra menos!...

Depois das mesmas más notícias de todos os dias, escuto a voz da Marisa Monte e suspiro aliviada. Contudo, logo percebo ter ela dado uma nova e horrorosa interpretação para uma das mais belas canções da MPB, ''As Rosas Não Falam'‘, do saudoso e inesquecível Cartola, que deveria estar se revirando no túmulo por conta da afronta.

- Minha Nossa Senhora...!
- Ysolda, Ysolda, se acalma mulher!
- Ok, ok, respondo para mim, cheia de paciência e de boa vontade - mas desligo o ''maledito''' rádio e maldigo a pressa que não me deixou pegar o porta-cds, concentrando-me no trânsito, literalmente parado.

À minha frente um carrão importadão, bonitão, e um idiota a piscar para mim pelo retrovisor. Olho para o lado e ignoro. Mas alguma coisa me cutuca e arrisco olhar novamente, dando de cara com a cara do cara a piscar-me, acintosamente!

Como não poderia deixar barato, comecei a lhe fazer careta de volta. O trânsito começou a fluir. Tentei mudar de faixa. Não dava! Era contínua e eu não podia correr o risco de ser parada pelo guarda de trânsito, que não estava à vista, mas, sabe-se lá!... Tudo comigo acontece! Caprichei nas caretas. De repente percebi que ele não mais olhava para mim e, mesmo assim, continuava a piscar.

A ficha caiu! Era um cacoete, um tique nervoso!!!! Que coisa! 

Numa fração de segundo considerei a situação, a minha situação. Resolvi que, enquanto ele estivesse à minha frente, eu continuaria a fazer careta. Daí, ele não poderia se chatear, nem se enraivecer e nem se entristecer comigo. Afinal, eu era uma sua igual nos infortúnios.

Aí fomos nós, ele de lá piscando e eu de cá caretando. A certa altura ele piscou e, piscando a sinaleira, entrou à direita e se foi piscadelas afora. Suspirei aliviada e parei com as caretas, sentindo todos os músculos do rosto doerem.

Bem feito pra mim! Agosto começou bem...


**********

Praia de Candeias-PE
Avaliando o dia de hoje
03.08.2015 


Código do texto: T5333813 
Classificação de conteúdo: seguro