domingo, 4 de outubro de 2015

A BANDINHA DE PÍFANO NO ''ESQUENTA''







A BANDINHA DE PÍFANO NO "ESQUENTA''

Ysolda Cabral 




É impressionante como a gente volta no tempo em frações de segundos! Aconteceu comigo hoje e foi assim: logo após o almoço, fui descansar um pouco, de uma manhã bastante movimentada, na sala de TV, quando tive a grata satisfação de ver a Bandinha de Pífano, da minha Caruaru querida, no programa da Regina Casé.

- Eu adoro o programa dela! Não perco um só domingo! Acho cultural, instrutivo, bonito e muito, muito divertido. Sei que tem gente que diz que detesta, mas sei se tratar de puro esnobismo. E, como tem gente esnobe neste mundo de meu Deus!

- Gosto do programa “Esquenta” sim, e ponto.

Lembro que descriminavam o programa do velho guerreiro, Chacrinha, e, depois que ele se foi, passou a ser o máximo dos máximos. Até hoje é homenageado e reverenciado, como o maior e mais brilhante comunicador da televisão brasileira. Inclusive, o Sebastian Nercessian, há tempos, o interpreta no teatro, com casa lotada, todas as noites que se apresenta.

Então, rever a Bandinha de Pífano, do meu ‘’ País de Caruaru", no programa da Regina, autentica caruaruense, foi um show à parte! Pena que a apresentação tenha durado tão pouco! Entretanto, o pouco que durou, me levou aos 17 anos, quando, aos sábados, impreterivelmente, eu ia pra feira, me deslumbrar com o artesanato local e comer bolo, com *raspa-raspa, enquanto esperava a apresentação da Bandinha, que nunca faltava. - Ah, tantas vezes me deixaram cantar com eles a canção que, pode ser ouvida, com a leitura desta crônica, cuja letra segue abaixo:


CARUARA, CARUARU
Lídio Cavalcanti e Sebastião Biano


Foi Cururu, foi Caruara
Foi Caruru, hoje é Caruaru (Refrão)

Em Caruru nasceu uma planta rara
Tinha veneno, o gado comeu, morreu
Crescia um palmo e se chamava Caruara
De Caruara foi que Caruaru nasceu (Bis)

O fundador José Rodrigues de Jesus
Que era o dono da fazenda Caruru
Mandou fazer uma igrejinha e uma cruz
Pra Conceição abençoar Caruaru (Bis)

Foi Cururu, foi Caruara,
foi Caruru, hoje é Caruaru

Com mais de um século
Desse fato acontecido
Caruaru hoje é o colosso do Nordeste
Foi batizada com o nome merecido
É conhecida como a capital do Agreste (Bis)

A catedral é a mais bela do Estado
tem no seu monte o bom Jesus e Pai Divino
O seu conceito cultural é respeitado
É o berço dos Condés e Vitalinos (Bis)

Foi Cururu, foi Caruara,
foi Caruru, hoje é Caruaru
Terra da arte, da cerâmica e do couro
Do bacamarte, do pife e da tradição
Tem literatos que as penas valem ouro
Orgulho e glória da letra e da nação (Bis)

Amigos meus, por favor, digam lá fora
Que a nossa terra tem o solo abençoado
Com a proteção de Deus e Nossa Senhora
Caruaru vai muito bem, obrigado (Bis)

********* 

O domingo valeu a pena! 



Praia de Candeias-PE
Em maré de muita saudade
04/10/2015

Para escutar a Bandinha de Pífano, acesse:


* raspa-raspa: gelo picadinho (raspado)
com essência de alguma fruta. 
Eu adorava a de morango