segunda-feira, 2 de maio de 2016

PASSADOS PENSAMENTOS SOLTOS







ACORDA YAUANNA 
Ysolda Cabral


No silêncio pouco comum,
Nessas horas, pelos lados de cá, 
Sinto um doce perfume...
Mas ele não vem do Mar!

Ele vem da minha lembrança,
Deixando-me tonta de tanto cheirar,
Fazendo o coração alegre cantar.
Ah, memória santa! ...

Emocionada me ponho a pensar...
Recomendo-me não chorar!
Ah, quem dera no tempo voltar,
E novamente no colo te levar!

Ah, filhinha, mas eu posso te acordar!...
E é um, é dois, é três e...

Acorda Yauanna!!!


**********

Praia de Candeias-PE.
A espera de Yauanna acordar
Em 21.04.2016 (Véspera do meu aniversário)



Não penso em nada e penso em tudo. A cabeça não para. Peço que fique parada e ela dispara, em capacidade máxima, me deixando tonta de tanto pensar. Leva-me para o passado, mas não é lá que quero estar... Quanto a isso sou clara e ela então me traz de volta para cá. E aqui me dá um turbilhão de pensamento desconexos que, por hora, desconverso, esperando o sono chegar. Ele chegando, acaba a festa da minha cabeça e aí ela vai ter que parar, posto que, nem sonho e nem pesadelo hoje irão me perturbar. E para apaziguar, lhe deixo singelas flores que é bom e bonito de olhar. E, quem sabe assim ela não venha a se aquietar!...



Insônia...

E eis que o fantasma da insônia;
Ronda-me...
Sonda-me...
Avança sobre mim com gana
E de pirraça me conta que,
Todos estão a dormir...
- Que coisa!
Xô daqui!








Apesar da noite insone, amanheci bem disposta e animada. Afinal hoje é sexta e amanhã é sábado! O dia amanheceu tão lindo que agradeci a Deus não ter dormido, somente para vê-lo nascer. Dizer que não estou cansada, não posso. Contudo, a noite em companhia do fantasma da insônia, valeu cada segundo. Hoje sou uma nova mulher! Uma mulher que, não se olha no espelho nem por decreto! É que não quero correr o risco de não me reconhecer. Tornei-me sábia e precavida. Amanhã, talvez, me encare se, a "opera" não for repetida. Por enquanto, encaro apenas o Mar...