sexta-feira, 28 de outubro de 2016

APENAS UM VOO



APENAS UM VOO
Ysolda Cabral


A Sexta-feira chegou tão linda, tão linda e tão plácida que fiquei na dúvida se ela me convidava para passear, ou ficar em casa. Fui tirar a dúvida com o Mar. Ele, que parecia ainda dormir, me sorriu em ondas de bocejos como a dizer: '' Volta para cama que o dia mal começou!" Confesso que fiquei desapontada. Temperamental e malcriada, fechei a janela bem na cara dele e aqui estou a refletir a razão de não ter me convidado para matarmos a saudade. Tem coisa nisso!... Conclui e decidi que, por ter hoje o dia livre, vou passar a limpo o que está acontecendo e, caso o encontre a murmurar cantigas de amor para as Sereias que se bronzeiam sob Raios cúmplices do Sol da manhã clara... Ah, minha Praia de Candeias, sem te dizer adeus, pegarei uma carona nas asas de uma garça, gaivota ou mesmo de um pequeno passarinho, e irei morar definitivamente no Mundo da Lua! Lá não existe Mar. Ou será que existe?... Melhor não arriscar e redirecionar o meu voo para a terra onde canta o Sabiá.


CANÇÃO DO EXÍLIO
Gonçalves Dias


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem q'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.


Praia de Candeias-PE.
28.10.2016
Apenas Ysolda 


Para escutar o canto dos pássaros, acesse:


Código do texto: T5805609 
Classificação de conteúdo: seguro