quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

CANDEIAS - TERRA DE NINGUÉM




Candeias - Foto de Yauanna 
(Poluir um lugar desses é coisa de gente desalmada)



CANDEIAS - TERRA DE NINGUÉM 
Ysolda Cabral



Coisas que sempre me incomodaram, começam a me incomodar muito mais. Como já disse inúmeras vezes em crônicas, pensamentos e até em poesias; não sou intima da paciência e à medida que o Tempo passa mais me distancio dela. Sim, claro que sei ser o meu caso grave e sem solução, porém não dou muita importância ao fato, e, às vezes, a vontade de ir à forra é enorme. A sorte, - não sei se minha -, é que continuo mantendo a educação em nível bom e diferenciado, graças aos ensinamentos de minha saudosa mãe, dona Dilça. Pensando assim, talvez consiga ir até o fim sem endoidar de vez... Mas, vamos e convenhamos que, aturar uma vizinhança que adora poluição sonora, e, mais ainda, poluir o meio ambiente é mesmo muito complicado.

- Candeias, bairro do Jaboatão dos Guararapes, no belo Estado de Pernambuco que, comumente, nas minhas publicações se torna cidade, capital, país; É TERRA DE NINGUÉM, TERRA SEM LEI!

Talvez por comodismo, ou por detestar mudanças, ou, ainda; por ter esperança de ver alguma coisa efetivamente mudar, é que continuo morando num lugar onde não se tem sossego, principalmente em dias de muito Sol e calor que se arrastam no Tempo, ou na fumaça do lixo que entendem de queimar sem o menor respeito à Vida.

- Está bem complicado viver em Candeias!

O Mar se distancia daquele que conheci quando aqui cheguei. Nem tenho mais vontade de nadar em suas águas e nem de caminhar, de pés descalços, em suas areias... A poesia que ele em mim despertava não me desperta mais... Tudo me parece tão irremediavelmente perdido!

Até os passarinhos estão se mudando das tristes e mal tratadas árvores, para as caixas de ar condicionados dos prédios, (de onde são, também, banidos), na tentativa vã de fugirem das queimadas. Quanto aos peixes; morrem muito antes de pensarem em águas menos poluídas.

Candeias agoniza e eu também...

**********
Candeias-PE
Em 28.02.2018
Apenas Ysolda 
Uma pessoa que chora e ri de alegria,
tristeza, ou saudade, sem pudor.


Para escutar a canção de fundo, acesse:

Código do texto: T6267022 
Classificação de conteúdo: seguro