quarta-feira, 2 de março de 2016

E HAJA CONSTRANGIMENTO!


( Foto Google) 



E HAJA CONSTRANGIMENTO!
Ysolda Cabral




Existe constrangimento maior do que você se sentir excluído do seu próprio grupo de trabalho, ou grupo social, ou, ainda, intelectual? Existe constrangimento maior do que você se sentir presença indesejada num aniversário, mesmo você tendo sido convidado? Existe constrangimento maior do que você chegar à casa de alguém que você gosta muito, um familiar, por exemplo, para visitá-lo e ele lhe perguntar a que veio e relutar em abrir a porta para você? Existe constrangimento maior do que você, para visitar um amigo, ou mesmo uma pessoa da sua própria família, ter que agendar? Existe constrangimento maior do que você dar bom dia e ninguém responder?... Existe constrangimento maior do que você não ser bem recebido aonde quer que você vá?

Bem, todos os exemplos acima citados, mesmo que eu me refira a certo tipo de pessoa que quase ninguém gosta, assim como eu, não se justifica atitudes tão pouco educadas. Aprendi que a educação manda que recebamos todos com gentileza, alegria e atenção, mesmo as ''personas non gratas'' e a recíproca deve ser verdadeira. Entretanto, parece que, além da peste do aedes aegypti, há uma peste maior: a falta de educação. 

- Será que estamos todos perdendo o pouco de educação doméstica que recebemos? 
- Será que perdemos o senso do convívio social saudável?
- Será mesmo isso possível? 

- Pois é possível, sim! 

Descobri que a vida real passou a ser vida virtual e que a vida real incomoda e atrapalha a vida virtual e esta, por sua vez, está empenhada no extermínio definitivo da vida real. 

- É inacreditável! 

Pego o celular para usar como telefone e me surpreendo até comigo, pois além de ser atendida com pressa e exasperação, aindame sinto mal por ter causado o constrangimento de ter interrompido o fluxo natural da vida virtual da pessoa. 

– É mole? 

Para corroborar com essa nova vida, a vida virtual, decidi evitar todo tipo de constrangimento; razão de não ter ligado para marcar uma ultrassonografia, prescrita pelo meu médico, com certa urgência, indo direto para a clínica fazer o exame. Quando ali cheguei, apesar de só ter duas pessoas na minha frente, não pude ser atendida em função de não ter solicitado o agendamento por telefone.

- Nem mesmo que eu quisesse! A secretária estava muito ocupada, no celular, numa conversa de comadre, ou com o namorado, via WhatsApp, ou messenger do FaceBook, ou sei lá de que maneira! 

Sentindo-me uma estranha no meu próprio ninho, fui embora sem ser atendida e sem saber quando serei posto que, já liguei várias vezes e o telefone está sempre ocupado e quando não está; chama, chama e ninguém atende... 

- Paciência! A secretária está no mundo virtual.

- E agora José? 

**********


Praia de Candeias-PE
Em estranho mundo real
02.03.2016
Apenas Ysolda 


Código do texto: T5561427 
Classificação de conteúdo: seguro