terça-feira, 23 de setembro de 2014

SERÁ QUE CACHORRO É GENTE? (CRÔNICA)



SERÁ QUE CACHORRO É GENTE? 
Ysolda Cabral


Por vezes fico a conjecturar se cachorro não é gente e nunca consigo chegar a uma conclusão ou explicação satisfatória. O fato é que existem cachorros muito melhores que gente e outros que são tão ferozes quanto os homens mais ferozes do planeta. Contudo, hoje quero falar de Dante, cachorrinho da raça maltês, e companheiro inseparável de Rafaela, amiga da minha filha Yauanna.

Dante é um verdadeiro poeta! Passa horas na varanda do apartamento que mora, olhando o Mar de Boa Viagem e pensando, talvez, o que existe além da linha do horizonte. E, sempre que sai para passear, devidamente calçado, se mantém fiel aquela linha que tanto instiga os sonhos que um cachorro sábio deve ter. Só se distrai quando sente por perto alguma cachorrinha bonita, com idade de namorar.

Entretanto, o que mais chama a nossa atenção, fora o fato de amar o Mar e os passeios pelo calçadão; é que ele adora assistir TV. Claro que não todos os canais, e nem todos os programas. É altamente seletivo! Gosta de musicais, de cinema romântico, do canal de esportes e acompanha algumas novelas.

Uma coisa que impressiona é a percepção que tem dos dias. O dia de ir à veterinária, o dia de tomar banho, o dia de algum seriado que adora e o dia de domingo….

Ah, o domingo! Domingo é um dia que ele curte pra valer, apesar de ser o dia do antipático do Faustão, mas Dante gosta de suas atrações, principalmente do quadro da dança dos famosos, quando fica todo serelepe, abanando o rabinho, no braço de sua poltrona predileta, bem em frente à tela de TV. Porém, quando o mal-educado e metido a engraçado noticia os vídeos cacetadas, ele rosna, entre dentes, e mais que depressa se retira da sala e não há quem o faça voltar, nem sob tortura!

– Mas que cachorro de fibra, de personalidade! Digno de todo respeito, admiração, consideração e muitos, muitos aplausos.

Um cachorro como Dante eu bem que poderia deixar Yauanna ter em casa, desde que não morássemos em apartamento e nem tivéssemos que trabalhar fora, pois não gostaria de deixá-lo sozinho o dia todo, mesmo considerando o fato dele saber manusear o controle remoto.

**********

Praia de Candeias-PE
Sob o Sol de Setembro
22.09.2014 

**********

Publicada no Recanto das Letras 
Em 22/09/2014
Código do texto: T4971806 
Classificação de conteúdo: seguro