segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

PE. COSMO - UM PADRE DIFERENTE




PE. COSMO - UM PADRE DIFERENTE
Ysolda Cabral 




Nasci e fui criada em ambiente onde a religião era discutida sempre, e com um detalhe: mamãe era católica e papai evangélico da Igreja Presbiteriana. Mamãe nos ensinou a rezar e papai nos ensinou a falar com Deus. Eu e os meus irmãos fomos batizados na religião católica, onde, também, fizemos a primeira comunhão, apesar de papai achar que, seria melhor deixar a gente crescer para decidir. Contudo, prevaleceu a vontade de mamãe e foi bom. Quanto a casar; eu e a minha irmã mais velha casamos na igreja católica. Já o meu irmão casou na Evangélica, apesar de ser o mais católico de todos nós. As duas outras nossas irmãs (somos quatro mulheres e um homem) decidiram, inteligentemente, não casar.

E assim crescemos, ficamos adultos, rezando e conversando com Deus, e em qualquer lugar que sentíssemos vontade. Confesso que a decisão de me divorciar, indo de encontro à religião de mamãe foi muito difícil e só me divorciei porque realmente não havia outro caminho. Muito esporadicamente vou a Igreja, mas, normalmente, vou quando não há missa. - Gosto do silêncio e da calma que encontro ali.

Na semana passada o presidente do Crea-PE, onde trabalho há 25 anos, convidou um padre para rezar uma missa de ano novo para todos nós. - Foi emocionante ver colegas de várias religiões participando do evento religioso com respeito e, alguns até participando na realização dele, quando, um colega evangélico, por exemplo, contribuiu com a leitura de parte da Liturgia.

Como sou meio avessa ao ritual católico, principalmente ao senta e levanta, apesar de respeitá-lo, fiquei mais na observação do que se passava, chegando, em vários momentos, a me emocionar com o que via e ouvia.

A missa foi bonita, cantada quase o tempo todo. O padre a princípio não me convenceu muito, entretanto, aos pouquinhos foi me conquistando e me fazendo querer não escutar a cantoria, e nem as leituras dos ''colaboradores'' e sim a sua fala mansa, instrutiva, inteligente e muito, muito espirituosa. - Gostei daquele padre, sobremaneira.

No fim do ofício me senti leve, alegre e ao mesmo tempo triste por ter terminado. Foi quando Bernadete, uma colega e amiga, falou: '' Vai lá, Ysoldinha! Pede uma bênção ao padre! Achei aquilo meio esquisito, mas uma bênção, e/ou oração, é sempre tão bem-vinda... - Fui.

E eis a grande surpresa: após abençoar-me, o padre me deu um abraço, um beijo no rosto e quando eu já ia embora, ele me segurou pelo braço, e disse para eu levar minha filha ao médico posto que, ela precisava fazer uma cirurgia. – Fiquei pasma e sem acreditar no que ouvia. Sem saber o que dizer e nem o que pensar, lhe sorri em agradecimento.

Ontem, coincidência ou não, minha filha precisou ser atendida na emergência do Hospital da Unimed Recife e a médica que lhe atendeu, disse que ela vai precisar de uma cirurgia para retirada das amídalas, tão logo a infecção seja controlada, inclusive, aconselhou procurarmos, de imediato, um especialista nessa área para acompanhar a evolução do quadro.

Saí do hospital, pensando no Pe. Cosmo, em Anjos do Bem e nos mistérios da Vida...

********

Praia de Candeias-PE
09.01.2017
Apenas Ysolda 


E.T. Soube depois que o Pe. Cosmo Francisco do Nascimento é diferente da maioria dos Padres e muito, muito especial. Para saber um pouco mais desse maravilhoso e incrível ser humano, é só pesquisar no Google. Ele tem até Facebook! 

Código do texto: T5877059 
Classificação de conteúdo: seguro