sexta-feira, 22 de agosto de 2014

COMO NÃO AMAR A POESIA? (CRÔNICA)



COMO NÃO AMAR A POESIA?
Ysolda Cabral 




Poesia é sentir ternura pela vida em seus mais variados momentos e enxergá-la como blindagem contra adversidades. É sentir emoção em decorrência de algum evento, seja de alegria, tristeza ou saudade e lapidá-lo tal qual se lapida um diamante. Poesia acima de tudo é a capacidade de amar até quando se pensa odiar.

Depois de pronta não importa a sua forma, a sua classificação... O que importa é que tenha alma, a sua alma e na condição mais pura do sentimento verdadeiro, – por vezes até equivocado - porém visto ou vivido nos instantes de você. Se ela não sensibiliza, não finaliza bonita e não encanta; não é poesia! É uma coisa qualquer fecundada e gestada em tempo recorde ou aleatório, com objetivos não muito bem definidos... 

A capacidade e/ou a facilidade de rimar; o conhecimento das regras e tudo o mais de nada valem se a poesia não for sincera, autêntica, advinda de você de forma plena e absoluta, mesmo nas mais intrínsecas metáforas de seus versos, enfatizo! Ela existe para reverenciar o belo, ou o reinventar! Suavizar as decepções, o sofrimento, a solidão, a saudade, o abandono de quem a compõe, e, principalmente, de quem a ler.

Poesia é companhia Divina! 

Como alguém pode dizer não gostar de poesia? 

**********

Praia de Candeias - PE
Ao Por do Sol
19.08.2014 
Aniversário de mamãe se ela estivesse entre nós.
Ela está Estrela no Céu.


Publicada no RL em 19/08/2014
Código do texto: T4929247 
Classificação de conteúdo: seguro