sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PRA INÍCIO DE CONVERSA ( CRÔNICA)




PRA INÍCIO DE CONVERSA...
Ysolda Cabral



Papai (84) no momento está sendo submetido a uma cirurgia para retirada de um cisto que do nada apareceu no nariz, próximo ao olho esquerdo. Ontem, se mamãe estivesse viva, estaria aniversariando. E eu acabo de ser medicada uma vez que a minha pressão arterial está em 18 por 10. Também estou com uma taquicardia infernal e muita vontade de chorar. Entretanto, jurei nunca mais fazer isso. Jurei chorando! Não posso faltar com minha palavra! Mas, não é que dei pra faltar com ela o tempo todo!... 

Cada dia me torno uma pessoa pior... – Que coisa! Normalmente as pessoas vão envelhecendo e vão ficando melhores, mais maleáveis, mais compreensivas, mais maduras, mais sabidas, mais inteligentes, mais conscientes, mais religiosas... – Será mesmo?! Pois eu não! Pioro a olhos vistos! Que coisa medonha! Estou ficando rabugenta, resmungona, pronta pra briga e por aí começa o meu retrato atual e em preto e branco, até porque a vida agora só tem colorido nítido com lentes especiais. – É mole? A audição continua intacta, fato não muito legal para quem mora em Candeias. Ah, pessoal para gostar de um som alto, viu! Ainda bem que tenho a casa de meu pai em Boa Viagem! É melhor ficar pra lá e pra cá do que endoidar de vez.

Por vezes fico a refletir a razão de tanta gente violar o silêncio de forma tão irresponsável e insensível…. Pior que isso só o desperdício de água que vejo ali. – São Paulo-SP já está vivendo o pesadelo de não ter esse líquido precioso para todo mundo! Logo, logo isso ocorrerá é com o Planeta e ninguém se toca? Ninguém pensa no futuro? E o lixo? O caminhão passa diariamente e pontualmente, entre 18 e 19 horas, e as pessoas continuam jogando lixo nos terrenos baldios, nas ruas, nas praias!…. 

- Ah! Pobre da minha Candeias, cada dia mais violada e sofrida, mesmo depois do engorda.

Estou cansada, estou triste, estou chateada e nada de notícias! 

Hoje não quero saber de poesia, quero curtir essa confusão toda para quando a calmaria chegar eu possa aproveitar bem.

**********

Notícias do Hospital:
Meu pai passa bem! 
Recife - PE
Em 20.08.2014

**********

E por falar em água...



Publicada no Recanto das Letras 
Em 20/08/2014
Código do texto: T4930062 
Classificação de conteúdo: seguro